➡️ O presidente Lula, acompanhado do prefeito do Recife, João Campos, da governadora Raquel Lyra e do ministro das Cidades, Jader Filho, inaugurou os habitacionais Vila Brasil I e II, localizados em Joana Bezerra. O evento é resultado de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Recife. Durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a construção de duas novas maternidades em Garanhuns e Ouricuri como parte do Novo PAC Saúde.
As novas unidades de saúde têm como objetivo atender 3 milhões de pessoas, com uma capacidade estimada de 6 mil partos anuais, além de oferecer serviços ginecológicos e obstétricos. Em Ouricuri, no sertão pernambucano, a maternidade contará com um investimento federal de R$ 100 milhões, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas na macrorregião de saúde Vale do São Francisco e Araripe, que é composta por 25 municípios.
Já a maternidade de Garanhuns, que integra a macrorregião de saúde Agreste, composta por 53 municípios, receberá um investimento de R$ 120 milhões. Esta unidade tem potencial para beneficiar cerca de 1,9 milhão de pessoas. Ambas as maternidades serão equipadas para oferecer conforto e privacidade às pacientes, incentivando a humanização da assistência e o acolhimento das famílias.
Os complexos hospitalares contarão com centro de parto normal, ambulatórios para gestação e recém-nascidos de alto risco, leitos obstétricos, UTIs obstétricas e neonatais, unidades de cuidados intensivos e banco de leite. Além disso, haverá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que proporcionará residências provisórias e acompanhamento diário para pacientes de alto risco que não podem retornar ao domicílio, como mães com recém-nascidos internados.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Ministério da Saúde