➡️ Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (28/06), seu primeiro caso do superfungo Candida Auris. A paciente, uma mulher de 64 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e encontra-se em isolamento.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está monitorando de perto 17 outros pacientes internados na unidade. A paciente infectada foi admitida no hospital em 13 de junho, devido a uma infecção respiratória, e está na UTI desde 18 de junho, recebendo cuidados médicos intensivos.
Com a confirmação do caso, a SES-PE está implementando medidas rigorosas para conter a propagação do superfungo. No setor onde a paciente está internada, as ações de limpeza e desinfecção dos ambientes foram imediatamente intensificadas.
Para evitar a disseminação do fungo, a entrada de novos pacientes na unidade será cuidadosamente regulada. Pacientes com quadros de saúde menos graves são orientados a buscar atendimento em unidades de pronto atendimento municipais e estaduais, reduzindo a circulação de pessoas dentro do hospital e facilitando as operações de desinfecção.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto: HELIA SCHEPPA / ACERVO JC IMAGEM
Com informações: Folha-PE