➡️ No último sábado (08), o prefeito do Recife, João Campos , sancionou a Lei 19.240/2024, que proíbe o comércio de cobre queimado sem a comprovação legal da origem do material no município. A medida, publicada no Diário Oficial, visa combater o frequente roubo de fios elétricos na cidade, que tem causado significativos transtornos para a população.
A lei, criada em 2023 com o objetivo de impedir a comercialização irregular do cobre presente nos fios roubados, foi aprovada pela Câmara Municipal do Recife antes de ser sancionada pela Prefeitura.
O projeto é de autoria de Rinaldo Júnior (PSB), que anunciou a promulgação da lei na tribuna da Câmara Municipal do Recife na manhã de segunda-feira (10).
De acordo com a nova legislação, centros de coleta, reciclagem e venda de sucatas metálicas em Recife têm um prazo de seis meses para eliminar seus estoques de cobre queimado.
A iniciativa gera expectativa na população de Jaboatão dos Guararapes, que espera a implantação de uma lei semelhante em seu município.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS