Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Siga nosso Instagram: @JaboataoAqui.Noticias

PROJETO DE LEI PROPÕE SUSPENSÃO DO DIREITO DE VOTO PARA PRESOS PROVISÓRIOS NO BRASIL

➡️ Um novo projeto de lei apresentado pelo deputado federal Lenildo Mendes, também conhecido como Delegado Caveira (PL-PA), propõe a suspensão dos direitos de voto para presos provisórios no Brasil. A iniciativa, protocolada em 14 de maio de 2024, aguarda designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.

Segundo o parlamentar, a proposta visa impedir que indivíduos em situação de detenção contribuam com o processo democrático ao escolherem seus representantes. Ele argumenta que é necessário que os presos resolvam suas pendências com a justiça brasileira antes de poderem exercer o direito ao voto.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 14.653 presidiários em todo o país estavam aptos para votar nas últimas eleições, representando apenas 0,009% do eleitorado brasileiro à época. Por outro lado, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que, na semana anterior ao primeiro turno das eleições de 2022, havia 909.061 pessoas presas, sendo 44,5% delas presos provisórios. Isso significa que, de uma população de aproximadamente 404.452 presos provisórios, apenas 3,62% puderam exercer seu direito ao voto naquele pleito.

✅Créditos:
 Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Jc-online

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS