➡️ Dois anos após a tragédia que matou mais de 130 pessoas em Pernambuco, em decorrência das chuvas, Jardim Monteverde, na divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, ainda é lembrado como a localidade com o maior número de vítimas fatais nas chuvas de 2022, foram 21 pessoas. Além das vidas perdidas, muitas famílias ficaram desabrigadas e, até hoje, estão fora de suas casas.
A maioria das barreiras em Monte Verde segue descoberta, com destroços, grande parte dos moradores voltaram para as casas onde viviam pela impossibilidade de pagar por uma outra moradia e há dezenas de outras desocupadas em risco de desabamento que ainda não foram demolidas pelo poder público — principalmente na área que pertence a Jaboatão.
MEDIDAS DA PREFEITURA
A Prefeitura anunciou a implantação de um Sistema Inteligente de Monitoramento e Alerta para áreas de risco de deslizamentos e inundações, visando a prevenção nos próximos invernos. Desenvolvido pela startup Porang e pela Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru, com financiamento da Facepe, a ferramenta permitirá o monitoramento em tempo real de pontos críticos e o envio de alertas à população. São 15 estações integradas, três delas em Jardim Monte Verde, que ajudarão na evacuação ordenada e antecipada, prevenindo tragédias.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para o SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto: Arnaldo Sete/MZ