➡️ O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou os mandatos de três vereadores de Jaboatão dos Guararapes por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Os partidos envolvidos são o PMN (atual Mobiliza), Cidadania e Democratas (atual União Brasil). A decisão surge após a constatação de candidaturas fictícias de mulheres para cumprir a cota mínima de 30%.
A medida poderá resultar no recálculo do quociente eleitoral, levantando incertezas sobre quem assumirá as vagas em aberto. Os vereadores cassados são Adiel Agostinho (PRD), Lica do Micro-ônibus (PP) e Nando Campos (DEM).
O Cartório Eleitoral da Zona 147 de Jaboatão dos Guararapes realizará o recálculo do quociente eleitoral para emitir novos diplomas aos substitutos dos vereadores cassados.
No entanto, o processo de preenchimento das vagas enfrenta complicações. No caso do PCdoB, o 1º suplente faleceu e o 2º suplente se desfiliou sem justa causa. Para o PL, mudanças significativas ocorreram, com suplentes migrando para diferentes partidos. Assim, a definição dos novos ocupantes permanece em aberto.
✅Créditos:
Reportagem e texto original de Wanderson Silva para o SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Foto: Reprodução/TV Globo