Existe uma incidência de 247,9 casos por 100 mil habitantes, destacando a urgência da prevenção e tratamento precoce.
➡️ O boletim epidemiológico mais recente sobre arboviroses em Pernambuco revela preocupações crescentes em relação à dengue no Estado. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta quarta-feira (24), a confirmação da segunda morte por dengue deste ano foi anunciada, juntamente com um alarmante indicador: a incidência da doença está se aproximando de um patamar epidêmico.
De acordo com o relatório, a cada 100 mil habitantes em Pernambuco, há 247,9 casos prováveis de dengue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica, o que coloca o estado em alerta.
A segunda vítima fatal da dengue em 2024 foi uma mulher de 47 anos, residente em Moreilândia, no Sertão de Pernambuco. Ela faleceu no dia 2 de fevereiro em uma unidade de saúde no Recife, mas a confirmação oficial só foi divulgada agora pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
A paciente, que também sofria de hipertensão, apresentou uma série de sintomas durante a evolução da doença, incluindo febre alta, dor nas panturrilhas, icterícia, náuseas, dores musculares e abdominais. O caso reforça a importância da prevenção e do tratamento precoce da dengue para evitar consequências mais graves.
✅Créditos:
Por Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS
Com informações: Jc-online