➡️ Em 2011, Wang Shangkun, então um jovem chinês, submeteu-se a uma cirurgia clandestina para vender um de seus rins, com o objetivo de adquirir um iPhone, seu sonho de consumo na época. No entanto, os efeitos colaterais dessa decisão imprudente agora o assombram, conforme revelado em uma entrevista ao jornal britânico The Mirror.
Atualmente, aos 29 anos, Wang encontra-se acamado e dependente de hemodiálise, devido ao desenvolvimento de deficiência renal em seu único rim restante após a cirurgia. Além disso, contraiu uma infecção durante o procedimento em uma clínica clandestina, devido à falta de cuidados no pós-operatório. Como resultado, viu-se obrigado a abandonar sua profissão e agora sobrevive com benefícios sociais.
Na época da cirurgia ilegal, Wang recebeu o equivalente a R$ 11,8 mil pelo seu rim, valor que utilizou para não apenas comprar um iPhone, mas também um iPad. Entretanto, o preço pago por essa decisão foi alto, não apenas para ele, mas também para outras vítimas envolvidas, já que nove pessoas foram presas por tráfico de órgãos.
✅Créditos:
Reportagem de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS