
➡️O Governo Federal anunciou uma mudança na composição da gasolina comercializada no Brasil. A partir do dia 24 de junho, a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina passará de 30% para 32%. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante apresentação de medidas voltadas ao fortalecimento do setor de biocombustíveis.
A iniciativa integra a estratégia do governo para ampliar a participação de combustíveis renováveis na matriz energética nacional, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e incentivando a produção de energia mais sustentável.
MEDIDA PODE REDUZIR PREÇO E DIMINUIR POLUIÇÃO
Segundo o governo, a ampliação da mistura de etanol na gasolina pode gerar benefícios econômicos e ambientais. Entre os principais pontos destacados estão a possibilidade de redução do preço final do combustível para o consumidor, a diminuição da emissão de gases poluentes e o fortalecimento da cadeia produtiva do etanol.
Representantes do setor sucroenergético receberam a medida de forma positiva, avaliando que o aumento da demanda pelo biocombustível poderá estimular novos investimentos, ampliar a produção e gerar mais empregos no campo e na indústria.
GOVERNO DESTACA POTENCIAL DO BRASIL EM COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS
Durante o anúncio, Alckmin ressaltou o papel de destaque do Brasil no desenvolvimento e na produção de combustíveis sustentáveis, especialmente o etanol, considerado uma das principais alternativas para a redução das emissões de carbono.
Além das ações voltadas ao setor energético, o vice-presidente também mencionou iniciativas destinadas ao fortalecimento do agronegócio brasileiro. Entre elas estão os planos para ampliar as exportações de carne bovina e incentivar a modernização tecnológica das propriedades rurais por meio do programa Moderfrota Agro.
EXPECTATIVA É DE FORTALECIMENTO DO SETOR
A expectativa do Governo Federal é que a nova regra contribua para o crescimento da produção nacional de biocombustíveis, fortalecendo a economia, estimulando investimentos e ampliando a participação do Brasil no mercado global de energia renovável.
Com a entrada em vigor da medida no próximo dia 24, distribuidoras e produtores do setor já se preparam para adequar a nova composição da gasolina que será comercializada em todo o país.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
