➡️A forte chuva registrada nas últimas horas em Jaboatão dos Guararapes e em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) vem causando preocupação entre moradores. Em nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO), circulam dezenas de vídeos que mostram a intensidade das precipitações e também descargas elétricas, com relatos de raios atingindo áreas dos bairros de Candeias e Piedade, no litoral do município.
Diante do cenário de instabilidade, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de “Estado de Observação” para chuvas em todo o território pernambucano.
Segundo a Apac, a instabilidade climática é causada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), associado à elevada umidade presente na atmosfera. O fenômeno contribui para a formação de nuvens carregadas e favorece a continuidade das precipitações no estado.
A previsão meteorológica indica a ocorrência de pancadas de chuva moderada, com possibilidade de registros pontualmente fortes em todas as regiões de Pernambuco.
Ainda de acordo com o órgão, na Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e na Região Metropolitana do Recife, as chuvas devem ocorrer com maior intensidade durante a madrugada e o período da manhã. Já nas regiões do Agreste e do Sertão, as pancadas são mais prováveis durante a tarde, com maior intensidade no Agreste, e também durante a noite, principalmente no Sertão.
A Apac informou que segue monitorando as condições meteorológicas e reforçou a recomendação para que a população mantenha atenção redobrada, especialmente em áreas de risco, onde há possibilidade de alagamentos, deslizamentos e outros transtornos causados pelas chuvas.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
