
➡️O Governo de Pernambuco oficializou, por meio de decreto publicado na edição deste sábado (7) do Diário Oficial do Estado, a concessão de ponto facultativo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, correspondentes à Segunda e Terça-Feira de Carnaval e à Quarta-Feira de Cinzas.
Conforme o documento, as datas serão consideradas como dias de dispensa de expediente nas repartições públicas estaduais e nas entidades que integram a administração direta e indireta. Com a medida, serviços como as escolas da rede estadual, por exemplo, terão suas atividades suspensas durante o período, sem realização de aulas.
O decreto, no entanto, ressalta que a determinação não se aplica aos serviços essenciais e indispensáveis, que deverão continuar funcionando normalmente. A manutenção dessas atividades ficará sob responsabilidade e critério do chefe de cada órgão.
A decisão do Estado acompanha parcialmente o decreto do Governo Federal publicado no final de 2025. Enquanto a União estabeleceu ponto facultativo na segunda, terça e apenas até as 14h da quarta-feira, Pernambuco decidiu ampliar a medida e decretar ponto facultativo durante todo o dia da Quarta-Feira de Cinzas.
Com isso, a expectativa é de redução no funcionamento de órgãos públicos estaduais durante os dias de Carnaval, permanecendo em operação apenas os serviços considerados fundamentais para a população.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
