Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026

PENAS DE BOLSONARO E DE CONDENADOS DO 8 DE JANEIRO PODEM SER REDUZIDAS PARA 2 ANOS E 4 MESES COM NOVO PROJETO DE ANISTIA

➡️O relator do projeto de Anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou nesta terça-feira (9) que a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode cair drasticamente caso a proposta seja aprovada no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo Paulinho, em entrevista coletiva no Salão Verde da Casa, a pena de Bolsonaro seria reduzida de 27 anos e 3 meses para 2 anos e 4 meses, considerando apenas o período em regime fechado. Para ficar claro, porque o reduz não é de 27 para 2 anos e 4 meses, reduz de 6 anos e 7 meses para 2 anos e 4 meses. Essa aqui é o resumo do projeto que nós vamos votar hoje”, disse.

O texto, rebatizado como Projeto da Dosimetria, traz mudanças significativas na forma de cálculo das condenações. Entre os pontos centrais, o substitutivo unifica os crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, eliminando a soma das penas atualmente aplicadas. Com isso, passa a valer a regra do concurso formal próprio, que impede o acúmulo de condenações por crimes praticados no mesmo contexto.

VEJA TAMBÉM:  LULA DIZ QUE NÃO QUER IR PARA O CÉU E AFIRMA ESTAR “TENTANDO ACORDO COM DEUS” PARA FICAR “NESSE INFERNO NA TERRA”

Outro dispositivo incluído é o artigo 359-V, que prevê redução de um terço a dois terços da pena para condenados que tenham cometido delitos “em contexto de multidão”, desde que não tenham exercido liderança ou participado do financiamento dos atos.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br