
➡️O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre, nesta terça-feira (2), uma série de compromissos em Pernambuco voltados ao reforço da infraestrutura energética e à melhoria da segurança hídrica da Zona da Mata Sul.
Pela manhã, às 11h, Lula visita a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A agenda marca a ampliação da capacidade operacional da unidade, considerada a refinaria mais moderna do país e peça estratégica para o atendimento da demanda nacional por derivados de petróleo. A ação reforça o papel da RNEST dentro da Petrobras e seu impacto na cadeia energética nacional.
No período da tarde, às 16h, o presidente segue para Cupira, no Agreste, onde entrega oficialmente a Barragem Panelas II e anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, localizada em São Benedito do Sul. As estruturas integram o conjunto de iniciativas para reduzir riscos de enchentes históricas que atingiram a Zona da Mata Sul, especialmente nos anos de 2010 e 2017.
A Barragem Panelas II, que será inaugurada, possui capacidade total de 16,89 milhões de metros cúbicos, sendo 7,1 milhões destinados exclusivamente à contenção de cheias. A obra beneficia diretamente moradores de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, impactando positivamente cerca de 169 mil pessoas. O investimento total foi de R$ 66 milhões.
As entregas e anúncios fazem parte de um conjunto de ações do Governo Federal para ampliar a proteção das populações ribeirinhas dos rios Una e Sirinhaém e fortalecer o controle das cheias em uma das regiões mais atingidas por desastres naturais em Pernambuco.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
Foto: Ricardo Stuckert/PR
