
➡️O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o Teste Público de Segurança (TPS) dos Sistemas Eleitorais para o ciclo das Eleições Gerais de 2026 será realizado entre os dias 1º e 5 de dezembro de 2025, na sede da Corte, em Brasília. Popularmente chamado de “Teste da Urna”, o procedimento é considerado uma das principais etapas de transparência e auditoria da Justiça Eleitoral.
O TPS permite que especialistas em tecnologia, pesquisadores, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil tentem identificar eventuais vulnerabilidades nos sistemas que serão utilizados no pleito de 2026. O objetivo é reforçar a segurança dos softwares e aprimorar a confiança pública no processo eleitoral.
Durante os cinco dias de testes, investigadoras e investigadores credenciados terão acesso à versão final dos programas da urna eletrônica e dos sistemas de votação. Segundo o TSE, além de localizar possíveis falhas, os participantes contribuem para garantir que todos os ajustes necessários sejam feitos antes da homologação dos sistemas.
De acordo com um representante da Corte, “a realização do Teste Público de Segurança é um compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a auditabilidade de todo o processo. Convidamos a comunidade técnica e a sociedade a participar ativamente desta fase crucial para a confiança no sistema.”
A Justiça Eleitoral abrirá um período de inscrições para que interessados — desde cidadãos comuns até universidades, entidades privadas e partidos políticos — apresentem seus planos de ataque e participem oficialmente da avaliação. As vulnerabilidades identificadas serão corrigidas e submetidas a novas checagens, garantindo a segurança total antes da utilização nas eleições de 2026.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
