O município atingiu o índice 4,40 no 9º ano do Ensino Fundamental, consolidando-se no pódio estadual e evidenciando o avanço contínuo da Rede Municipal de Ensino. O IDEPE, principal indicador de qualidade da educação pública, reúne dados de desempenho em Língua Portuguesa, Matemática e fluxo escolar. O bom resultado reforça a eficácia das ações pedagógicas e a prioridade dada à aprendizagem na gestão educacional.

➡️Jaboatão dos Guararapes voltou a figurar entre os destaques da educação pública de Pernambuco ao garantir o 3º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) 2024. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (17), durante cerimônia realizada no Recife Expocenter, no Centro do Recife. O município atingiu o índice 4,40 no 9º ano do Ensino Fundamental, consolidando-se no pódio estadual e evidenciando o avanço contínuo da Rede Municipal de Ensino.
Considerado o principal indicador de qualidade da educação pública no estado, o IDEPE reúne dados de desempenho em Língua Portuguesa, Matemática e fluxo escolar. Nesta edição, a avaliação contemplou 378.760 estudantes das redes estadual e municipais, incluindo 14.467 alunos com deficiência atendidos por serviços especializados.
O bom desempenho de Jaboatão reforça a eficácia das ações pedagógicas adotadas nos últimos anos e demonstra a prioridade dada à aprendizagem na gestão educacional. O município foi reconhecido no Prêmio IDEPE 2024, que homenageia as redes e escolas com melhores resultados entre os 184 municípios pernambucanos e o distrito estadual de Fernando de Noronha. Entre os municípios de grande porte, Jaboatão consolidou sua posição entre os três melhores.
Coordenado pela GAMPE (Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais), o IDEPE é uma ferramenta estratégica para orientar políticas públicas, identificar desafios e acompanhar o desempenho das redes de ensino. Ao fornecer um diagnóstico preciso da realidade educacional do estado, o índice contribui para a formulação de estratégias que reduzem desigualdades e incentivam boas práticas em Pernambuco.
Com informações: Assessoria PMJG
Foto: Edílson Júnior / PMJG
