Em protesto contra o censo de tração animal e a lei que proíbe carroças no Recife, carroceiros afirmam que o programa de retirada gradual dos veículos não atende às suas necessidades e prometem intensificar as manifestações. A prefeitura, por sua vez, defende o programa, que oferece indenizações, bicicletas elétricas, vagas de emprego, microcrédito e cursos profissionalizantes, e abrirá uma nova rodada de cadastramento para ampliar o acesso aos benefícios.

➡️No final da manhã desta segunda-feira (17), véspera da segunda etapa do censo dos condutores de veículos de tração animal, carroceiros realizaram um novo protesto e voltaram a interditar vias no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O grupo se manifesta contra o cadastro exigido pela Prefeitura do Recife e contra a aplicação da Lei Municipal nº 17.918/2013, que proíbe a circulação de carroças e o uso de animais para transporte de carga na cidade.
Segundo os participantes do ato, o Programa Gradual de Retirada de Veículos de Tração Animal não atende às necessidades da categoria. Os carroceiros afirmam que não pretendem fazer “acordo” para “abrir mão dos animais” e prometem intensificar as manifestações e bloqueios nos próximos dias.
A prefeitura realizou, até 30 de junho, o primeiro ciclo de cadastramento, destinado a contabilizar os animais utilizados, identificar os condutores e fornecer apoio para a recolocação profissional dos trabalhadores. De acordo com o município, nessa fase, os cavalos e carroças foram apenas identificados — não apreendidos. O censo é obrigatório para acesso aos benefícios do programa. O novo prazo de inscrição segue aberto até 10 de dezembro.
O QUE DIZ A PREFEITURA DO RECIFE
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura do Recife reafirmou que já iniciou o Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, incluindo pagamento de indenizações e oferta de benefícios mediante entrega voluntária dos cavalos e carroças.
A gestão informou que, somente em novembro, um primeiro grupo de carroceiros foi indenizado e recebeu crédito para compra de bicicletas elétricas, além de acesso a vagas de emprego na limpeza urbana. Cada trabalhador pode escolher o tipo de benefício.
A prefeitura também ressaltou que uma nova rodada de cadastramento começará nesta terça-feira (18), com o objetivo de ampliar a participação dos condutores e encaminhá-los às oportunidades oferecidas. O programa inclui ainda microcrédito, acesso a mais de 60 cursos profissionalizantes — como eletricista residencial, mecânico de ar-condicionado e cabeleireiro básico — e apoio ao empreendedorismo.
A gestão municipal reforçou que o objetivo é promover a transição dos trabalhadores para atividades que não envolvam exploração de tração animal.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco
