
➡️O tradicional Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite anunciou, na manhã desta terça-feira (28), o tema que irá embalar o desfile do Calunga no Carnaval de 2026: “Tambores Silenciosos”.
De acordo com o presidente do bloco, Luiz Adolpho, a escolha representa um mergulho profundo na ancestralidade afro-brasileira e na força dos maracatus, exaltando o silêncio sagrado que antecede a batida dos tambores. NÓS JÁ REPASSAMOS ESSA NOTÍCIA PRIMEIRAMENTE PARA NOSSOS ASSINANTES.
> “É um tema extremamente especial. Fala de memória, de ancestralidade e de um povo que resiste, que vive em uma luta permanente pela valorização da cultura, da sua essência e dos seus valores. Então, ‘Tambores Silenciosos’ é uma bandeira de luta”, afirmou Luiz Adolpho.
Em sintonia com o tema, o bloco também anunciou os homenageados do Carnaval de 2026, todos ligados à cultura de matriz africana e à tradição do maracatu. Serão celebrados:
Grupo Bongar
Mãe Beth de Oxum
Mestre Salú
Maracatu Nação Pernambuco
Mestre Siba
A notícia foi recebida com emoção pelos homenageados. Mãe Beth de Oxum, nascida no mesmo dia do aniversário de Olinda, destacou o significado do reconhecimento:
> “É de uma alegria incomensurável receber essa homenagem. A gente tem nesse Calunga uma memória afetiva da nossa infância e adolescência. Ele está impregnado em nossa alma, na nossa cultura, cidade e país.”
O Homem da Meia-Noite, responsável por abrir oficialmente o Carnaval de Olinda no Sábado de Zé Pereira, promete um desfile marcado pela reverência, resistência e celebração das raízes culturais de Pernambuco em 2026.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS
