Falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), possivelmente após incêndio em subestação no Paraná, causou o problema por volta de 0h30 desta terça (14), afetando consumidores em pelo menos nove estados e no DF. Em Pernambuco, 19 subestações foram afetadas, interrompendo o fornecimento para cerca de 600 mil clientes em 60 municípios. O tempo de interrupção variou de minutos a até uma hora. O ONS investiga as causas e o serviço está sendo restabelecido gradualmente.

➡️Um apagão de grandes proporções deixou milhões de brasileiros sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). A falha, registrada por volta das 0h30, afetou consumidores em pelo menos nove estados e no Distrito Federal, com reflexos em todas as regiões do país. Em Pernambuco, a cidade de Jaboatão dos Guararapes também foi uma das atingidas, com vários bairros ficando sem energia.
De acordo com relatos, o tempo de interrupção variou entre 8 e 15 minutos em cidades como São Paulo, mas chegou a durar até uma hora em partes do Rio de Janeiro e do Amazonas.
O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investigam as causas do incidente. As primeiras informações apontam que a falha teria se originado no Sistema Interligado Nacional (SIN), possivelmente após um incêndio em uma subestação de energia no Paraná.
O apagão teria acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo automático de segurança que interrompe temporariamente o fornecimento de energia para evitar danos maiores à rede elétrica.
Durante a madrugada, o ONS iniciou o restabelecimento gradual do serviço, e a maior parte das áreas afetadas já teve a energia normalizada. Um relatório detalhado sobre as causas e os impactos do apagão deve ser divulgado nos próximos dias.
Em Pernambuco, segundo a Neoenergia, 19 subestações foram afetadas, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 600 mil clientes em 60 municípios do Agreste e do Litoral.
Foram registrados relatos de oscilações no fornecimento nos seguintes estados: Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ocorrência, e as causas do apagão continuam sendo investigadas.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS