
➡️O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta à população nesta quinta-feira (2) para que evite o consumo de bebidas alcoólicas destiladas, principalmente as incolores, quando não houver total certeza sobre a origem do produto.
A recomendação ocorre diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol (álcool metílico) registrados em diferentes regiões do país, com maior concentração em São Paulo e notificações também em Pernambuco e no Distrito Federal.
O metanol é uma substância altamente tóxica que tem sido usada de forma criminosa na adulteração de bebidas alcoólicas, podendo causar cegueira e até levar à morte.
Segundo Padilha, o consumo de destilados adulterados não pode ser considerado um “produto essencial”, e a cautela deve prevalecer diante do cenário de risco à saúde pública.
Recomendações do Ministério da Saúde ao consumidor:
Evitar destilados sem garantia absoluta da procedência;
Desconfiar de preços muito abaixo do praticado no mercado;
Conferir rótulos, lacres de segurança e selos fiscais, como o do IPI, em boas condições;
Observar possíveis alterações de odor, sabor ou coloração da bebida.
O Ministério da Saúde informou ainda que tem intensificado as ações de vigilância e fiscalização em parceria com estados e municípios, além de adotar medidas para assegurar o estoque do antídoto necessário ao tratamento das vítimas de intoxicação.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS