
➡️O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, na manhã desta terça-feira (2), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados, acusados de participação em uma suposta trama golpista para anular as eleições de 2022 e mantê-lo no poder. A sessão começou às 9h10 na Primeira Turma da Corte.
O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, abriu os trabalhos explicando o rito processual da Ação Penal 2668, passando em seguida a palavra ao relator Alexandre de Moraes. Em seu discurso inicial, Moraes destacou a importância da Constituição e do respeito absoluto ao devido processo legal, afirmando que o julgamento é mais um desdobramento do exercício legítimo do STF.
Segundo o ministro, a Corte aplica o mesmo procedimento adotado nas 1.630 ações penais apresentadas pela PGR relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. Moraes reforçou ainda que “a história nos ensina que a impunidade, omissão e covardia não são opções para a pacificação” e declarou que “a soberania não pode, não deve e jamais será vilipendiada ou extorquida”.
Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS