Segunda-feira, Outubro 6, 2025

CBTU INICIA REQUALIFICAÇÃO DOS TRILHOS DO METRÔ ENTRE AS ESTAÇÕES BARRO E JABOATÃO

A CBTU deu início à requalificação dos trilhos do metrô entre Barro e Jaboatão, com obras previstas para domingos e outras janelas operacionais. A intervenção, primeira desde a implantação da rede, contará com R$ 10 milhões do PAC e visa renovar 12 km da via férrea, priorizando trechos críticos das Linhas Centro e Sul.
Se inscreva no nosso canal do YouTube

➡️A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Recife iniciou os trabalhos de requalificação dos trilhos do Metrô do Recife. Imagens divulgadas em nossos grupos de WhatsApp (JABOATÃO AQUI GRUPOS) mostram a montagem de um estaleiro de solda no pátio de manutenção localizado no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. O equipamento é utilizado na união das barras de trilhos, etapa essencial para garantir a estabilidade e segurança da malha ferroviária.

O primeiro trecho a passar por melhorias será o que liga as estações Barro e Jaboatão. A intervenção tem como objetivo aumentar a segurança e a qualidade do transporte ferroviário na Região Metropolitana do Recife. Segundo a CBTU, a troca dos trilhos será realizada aos domingos — dias em que o sistema está sem operação comercial desde setembro de 2024 — e também durante outras janelas operacionais ao longo da semana.

VEJA TAMBÉM:  LINHA SUL DO METRÔ ESTÁ FUNCIONANDO COM INTERVALOS ENTRE 20 E 25 MINUTOS DEVIDO A UM TREM QUEBRADO

Esta será a primeira requalificação da rede férrea desde sua implantação. Apesar de existir um cronograma inicial com prazo de 14 meses a partir da ordem de execução, o processo ainda depende de licitação, prevista para ocorrer ainda em 2025, podendo sofrer alterações conforme a complexidade das intervenções.

O projeto conta com investimento de R$ 10 milhões do governo federal, por meio do PAC Seleções – Cidades Sustentáveis e Resilientes, subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades. Com os recursos, a CBTU adquiriu 1.365,13 kg de trilhos, suficientes para renovar 12 km de via férrea — o que representa cerca de 17% da malha atual, que possui 71 km operados com trens elétricos e a diesel.

As melhorias contemplam os trechos mais críticos das Linhas Centro e Sul. Segundo a CBTU, o investimento representa um passo importante após anos sem aportes significativos na infraestrutura do metrô.

Da redação JABOATÃO AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br