
➡️Jaboatão dos Guararapes conquistou uma posição de destaque nacional ao ser a única cidade não capital do Nordeste a figurar no top 10 dos maiores resultados de consumo econômico do país. Segundo a pesquisa IPC Maps 2025, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo portal Movimento Econômico, o município registrou um volume de R$ 23,28 bilhões em consumo anual, com Índice de Potencial de Consumo (IPC) de 0,28554. No ranking nacional, Jaboatão ocupa a 45ª posição entre todas as cidades brasileiras.
O bom desempenho econômico está diretamente ligado à estrutura logística e industrial da cidade, que tem se expandido de forma consistente. A gestão municipal tem investido na atração de empresas, ampliação dos polos de desenvolvimento econômico e na geração de empregos, o que tem fortalecido a renda dos moradores.
Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico apontam que Jaboatão dos Guararapes é atualmente o maior polo logístico do Nordeste e o quarto maior do Brasil. O município possui mais de 1 milhão de metros quadrados de galpões logísticos em operação, além de outros 400 mil metros quadrados em fase de projeto ou construção. Os novos empreendimentos somam mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos previstos para os próximos três anos.
O avanço do setor logístico atraiu grandes empresas nacionais e internacionais. Companhias como Carrefour, FedEx e, mais recentemente, Shopee, instalaram operações no município, contribuindo significativamente para a criação de milhares de empregos e o fortalecimento da economia local.
Com informações: Assessoria PMJG
Foto: Alexandre Aroeira/Folha-PE