Segunda-feira, Outubro 6, 2025

TRAGÉDIA DO EDIFÍCIO AREIA BRANCA EM PIEDADE COMPLETOU 20 ANOS; QUATRO PESSOAS MORRERAM NOS ESCOMBROS

➡️O desabamento do Edifício Areia Branca, em Jaboatão dos Guararapes (PE), completou 20 anos em outubro de 2024. Construído no fim da década de 1970, o prédio de 12 andares localizado na Praia de Piedade ruiu na noite de 14 de outubro de 2004, deixando quatro mortos.

No dia anterior à tragédia, moradores ouviram estalos na estrutura e evacuaram os apartamentos. Por volta das 20h30 do dia 14, o edifício desabou. As vítimas fatais foram o porteiro Antônio Félix dos Santos, o bombeiro Alcebíades Cunha Lins Júnior (que atuava como segurança extra) e os ajudantes de pedreiro Cícero Júnior de Lima Silva e Ivanildo Martins dos Santos, que faziam reparos no local.

VEJA TAMBÉM:  TRÂNSITO EM PIEDADE TERÁ NOVAS ROTAS PARA REDUZIR CONGESTIONAMENTOS; VEJA AS MUDANÇAS

Investigações apontaram falhas na construção como causa principal do colapso. Um laudo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) revelou problemas de concretagem nos pilares da fundação, o que favoreceu a corrosão e o desabamento. A falta de manutenção também contribuiu.

A tragédia expôs a fragilidade de muitas construções na Região Metropolitana do Recife, especialmente os chamados “prédios-caixão”, erguidos sem concreto armado na base. Casos semelhantes resultaram em interdições e acenderam o alerta sobre a fiscalização de obras e a responsabilidade das construtoras.

O terreno onde ficava o edifício permanece vazio, simbolizando uma tragédia que continua sendo lembrada como alerta para os riscos da negligência na construção civil.

 Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao copiar nosso texto na íntegra, cite a fonte: www.jaboataoaqui.com.br