Join our community of SUBSCRIBERS and be part of the conversation.

To subscribe, simply enter your email address on our website or click the subscribe button below. Don't worry, we respect your privacy and won't spam your inbox. Your information is safe with us.

VEJA TAMBÉM:  PAPAMÓVEL SERÁ TRANSFORMADO EM UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE PARA A FAIXA DE GAZA
32,111SeguidoresSeguir
32,214SeguidoresSeguir
11,243SeguidoresSeguir

News

Company:

Domingo, Maio 11, 2025

Siga nosso Instagram: @JaboataoAqui.Noticias

QUEM SERÁ O NOVO PAPA? ENTENDA COMO FUNCIONA O PROCESSO PARA A ESCOLHA

➡️Com a morte do papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica entra na Sé Vacante, período em que se inicia a transição para a escolha de um novo líder. Francisco liderou a Igreja por 12 anos.

Durante essa fase, o Vaticano se organiza para o funeral e a sucessão. Parte da cúpula eclesiástica perde funções, e o governo temporário fica sob responsabilidade do Colégio dos Cardeais. O camerlengo, atualmente o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, conduz os trabalhos e prepara o Conclave.

O funeral segue a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, aprovada por Francisco em 2024. O primeiro rito é a confirmação da morte, feita pelo camerlengo, que chama o papa pelo nome três vezes. Em seguida, o “Anel do Pescador” é destruído, simbolizando o fim do papado. O quarto do papa é selado.

O corpo será colocado em um caixão simples de madeira com revestimento de zinco e velado na Basílica de São Pedro. Francisco eliminou etapas antigas, como a passagem pelo Palácio Apostólico e o uso de um esquife elevado.

VEJA TAMBÉM:  CARDEAL AMERICANO ROBERT PREVOST É ELEITO NOVO PAPA DA IGREJA CATÓLICA

O enterro deve ocorrer entre quatro e seis dias após a morte. Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Missas serão celebradas por nove dias, no chamado período dos novendiales.

A escolha do novo papa ocorre entre 15 e 20 dias após a morte. O Conclave reunirá 138 cardeais com menos de 80 anos, entre eles sete brasileiros. Antes, os cardeais participam das Congregações Gerais para definir detalhes da eleição e do funeral.

Durante o Conclave, os cardeais ficam reclusos no Vaticano e fazem juramento de sigilo. A palavra vem do latim cum clavis — “fechado à chave” — e marca o início da eleição do novo líder da Igreja Católica.

 Da redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS

Veja Também

Mais Acessadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seja Assinante R$ 0,99 centavos