No último sábado (20), o Brasil deu um passo significativo no combate à dengue ao receber o primeiro lote de 750 mil vacinas fornecido pela Takeda ao Sistema Único de Saúde (SUS) sem custos. Este é o primeiro de uma série de esforços para imunizar a população brasileira contra a doença.
O governo brasileiro já assegurou um total de 5,2 milhões de doses da vacina para o ano de 2024, com uma segunda remessa de 570 mil doses programada para chegar em fevereiro. Estas doses serão distribuídas até novembro, com a expectativa de vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo do ano.
As áreas com histórico de alta transmissão nos últimos dez anos e população superior a 100 mil habitantes serão o foco da campanha de vacinação. Em 2024, o público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguidos pelos idosos, aguardando a aprovação da Anvisa para este grupo.
A iniciativa busca fortalecer as ações de prevenção e controle da dengue, contribuindo para a saúde pública e a redução dos casos da doença no país.
✅Créditos:
📝 Reportagem de Wanderson Silva para redação do SISTEMA AQUI NOTÍCIAS